quinta-feira, 21 de junho de 2012

[ REVIEW MOBILE ] Nokia Lumia 800 com Windows Phone

Este é o segundo gadget que peguei com o Danilo, considerado por muitos um dos melhores smartphones da atualidade. Com uma câmera de 8 megapixels e o tal display "clearblack", é um celular estritamente voltado para pessoas  - diferente dos outros smartphones, que parecem voltados mais para si mesmos e pouco se importando com o usuário final.

(Embora a Apple leve a fama de ser "a empresa que pensa nos usuários finais", ela infelizmente pensa muito mais em seus fãs do que no restante do mundo. O Android é outro sistema de celular que parece ser focado estritamente no típico geek programador do que na pessoa comum que apenas quer algo que funcione)

A primeira coisa que eu notei no smartphone foi isso. Ele quer, a todo custo, mostrar que, quem manda aqui, é você. A tela é meio arredondada, mas tem uma resolução incrível - não tanto quanto a de um certo celular com maçã atrás, mas ainda assim é sexy. E a interface então? Os quadradinhos do Windows Phone (chamados de Live Tiles) são muito acessíveis, eu diria, e parece ser exclusivamente voltados para facilitar totalmente a vida do usuário final. Mas, infelizmente, peca na tela de bloqueio - não há instruções claras aqui sobre COMO desbloquear.

O design é inquestionavelmente bonito. O touch é muito preciso, mas há ressalvas: alguns jogos ele tinha um pequeno delay, como no Fruit Ninja. Acredito que isso aconteça mais a programação da app do que ao windows phone em geral.

A fluidez do Lumia (e do Windows Phone em geral)  é muito boa, e é uma das poucas que podem bater a Apple em matéria de uso diário - para se ter idéia, fiz um teste básico com o Dan na hora de tirar uma foto e mandar pro Facebook e apanhei bonito, admito. (Vale dizer que testei com um iPhone 3GS com jailbreak e alguns apps rodando em background)

Falando na câmera, ela segue o padrão Nokia de fotografia: Carl Zeiss de 8 megapixel (não que a quantidade de megapixels seja algo realmente bom), flash duplo e configuração da abertura do ISO. O único problema aqui parece ser o botão dedicado: invariavelmente as fotos parecem que ficam mais tremidas. Um simples toque de leve na tela já tira a foto, mas para usar o botão dedicado tem que apertar com um pouquinho mais de força.

As desvantagens do Lumia 800 são essas daqui:

-Não dá pra colocar cartão de memória. Encheu a memória, vai ter que esvaziar o celular. Copiou a Apple bonito aqui né?
-Bateria não removível. Zoou a bateria, já era. Outra cópia da Apple :(.
-O chip de NFC não está ativo (não que alguém vá usar esse troço...)
- A oferta de aplicativos não é tão boa quanto a Apple, mas os medalhões (principalmente os jogos multi-plataforma) estão lá.

Veredito final: Vale a compra sim, tanto pela novidade do novo modelo de windows phone (sistema que foi atualizado recentemente) quanto pelo celular, cujo conjunto da obra consegue desbancar até mesmo o iPhone.

(agradecimentos a Danilo pelo empréstimo dos gadgets. Valeu man!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...