domingo, 1 de julho de 2012

[ REVIEW MOBILE ] Nokia N8

Esse é o segundo celular da Nokia que eu tenho, e passei ele para a namorada em vista do Milestone 2 dela ter começado a bugar demais (álias, taí um aparelho que eu preciso testar). Fiquei com ele uma semana, mas olha, foi um aparelho que chorei para passar pra frente. É um dos celulares mais incríveis que já tive,  e olha que tive muitos já. O meu atual é um iPhone 3Gs, mas já tive o iPhone 4 (que teve uma queda besta, quebrou a placa mãe e ficou 750 reais para consertar. Não pago isso nem em um computador, que dirá um celular...), mas logo depois de testar o tablet  da Ari, fiquei com a mão coçando para trocar de aparelho.

Para você, caro leitor, ter uma simples idéia da capacidade do celular, olha só a configuração básica dele:
-Camera de 12 megapixels Carls-Zeiss com flash de xenon. É. Flash de xenon. O mesmo tipo de "luz branca de cozinha" que equipa os carros da Fiat, por exemplo.
-Tela AMOLED que tem um bom brilho, ainda que o brilho esteja no mínimo.
-Placa de vídeo que aguenta 720p
-Som Dolbly Digital (!!!!)
-Sensores comuns a todo smartphone (acelerometro, sensor de proximidade, sensor de iluminação, GPS.
-processador de 680mhz, 256mb de ram, 512 de rom (que é um tipo de memória que guarda os dados dentro dela depois de desligar a energia),
-16gb de HD expansíveis até 32 gb via cartão MicroSD. Pena que não é "hotswap", pq é inserir o um cartão desses e o celular reinicia.
-Saída HDMI (!!!!)
-Transmissor FM, para quando você tiver um rádio automotivo sem bluetooth, transmitir suas músicas pro rádio do carro sem precisar de adaptadores.
-Rádio FM que funciona com fone de ouvido tradicional
-E o que fez explodir minha cabeça: ele lê pendrives e HDs externos, desde que estes últimos estejam ligados a uma fonte de energia independente. Sabe como é, estamos falando de um CELULAR transmitindo energia para um HD EXTERNO, então seria legal da sua parte pelo menos ajudar com a energia e tals.
-E como não poderia deixar de ser, ele conecta-se a internet via WiFi / 3G, conexão bluetooth e micro USB.

O problema...
Para quem usou um Android, Windows Phone e iOs, a interface do sistema do celular é... deplorável. Sério.  Tudo que uma pessoa normal faz com um desses, como acessar redes sociais, por exemplo, é desnecessariamente mais complicado no N8. Ainda que a interface esteja simplifcada, achei ela meio difícil... Mas, se você vem de qualquer outra versão do Symbiam vai ter uma agradável surpresa. No geral, mais agrada do que atrapalha, porém, aqui temos uma customização maior do celular através dos temas da OVI Store

...Por falar em OVI Store...
 A loja de aplicativos da nokia tem bastante coisa comum, mas aplicativos "restritos" ao sistema são pouquíssimos. Mas aqui serve um puxão de orelha para os desenvolvedores: as versões Symbiam são muito mais feias. Não sei por que cargas d'água isso acontece. Outra coisa que senti bastante falta: Netflix e Dropbox. O Dropbox até temos uma alternativa, mas senti uma baita falta do Netflix.

...E falando em apps sugadoras de bateria...
A bateria desse smartphone é simplesmente espetacular. Usando o celular com moderação, tipo rodando Fruit Ninja por duas horas, acessando email, atualizando twitter e facebook e fazendo ligações, ela chegou no final do dia com 22% de bateria. Usando pesadamente, aguentou 8 horas fora da tomada, praticamente um record nos smartphones. Eu não conheço nenhum outro que a bateria dure tanto assim

...E já que citamos twitter e facebook...
O N8 tem algumas aplicações nativas que são excelentes: o consagrado Nokia Dirigir (o melhor aplicativo de mapas para celular já criado), o Nokia Social, que integra twitter e facebook em um só aplicativo. O restante de aplicativos normais já existem para ele: DocumentsToGo, Angry Birds, Fruit Ninja, um dos melhores players de música que eu já vi (e supera o iPod / Music.app do iOs). O aplicativo de contatos é um dos mais completos e fáceis de utilizar, e você ainda pode até mesmo dizer se quer o contato sendo sincronizado ou não e em qual sincronização ele deve ocorrer.

...E que tal os extras?
Essa integração com pendrives externos, através do cabo On-the-go, é realmente excelente, e principalmente, uma alternativa para ouvir músicas. Ainda não tive chance de testar a saída HDMI, mas só o fato de ela existir já me dá um "tchã" extra.

Você ainda não falou da câmera
O software dela é um dos melhores que eu já vi, e mesmo no modo automático, tira as melhores fotos que já vi. E conta com controle de ISO, ainda que precário - mas já dá pra substituir aquela sua CyberShot. Dependendo do quanto você maluco (ou visionário), dá pra usar esse celular para fazer verdadeiros milagres na fotografia e filmagem digital. Álias, ele tem câmera frontal também, pra você que está longe da sua família e quer ver sua mãe conversando no celular.

O sistema
Dá pra fazer tudo que você quer fazer com um smartphone desse calibre. Consegui conectar um mouse bluetooth nele, por exemplo, e acredito que um teclado possa ser facilmente conectado também. Não que o teclado touchscreen dele seja ruim, mas só fica 100% usável quando você coloca o Swype. O navegador é muito limitado também, mas nada que um Opera Mobile não resolva. Outra coisa que realmente funciona: o

Veredito final: recomendo muito a compra sim, mas somente se você puder achar um modelo em boas condições. Esse eu consegui na troca com aquele iphone 4 quebrado lá em cima, e ainda consegui avaliar o aparelho antes da compra. Tem que estar em boas condições, com cabo HDMI, cabo On-the-go, cabo micro USB e carregador de parede.

E sim! Temos fotos dele!:
Lateral esquerda, com a entrada dos cartões SIM e MicroSD, LED indicadora da bateria e entrada do cartão MicroUSB

Lateral direita, com botões de volume, chave de travamento / destravamento e disparador da câmera

Olha a interface do Belle

A mítica câmera de 12 megapixel

Parte de cima, com a saída HDMI, botão de liga / desliga e  conector padrão de fones de ouvido

A saída HDMI propriamente dita

Carregador padrão-nokia de celulares

Cabo HDMI, cabo USB (que também pode carregar o celular), cabo adaptador da USB

O celular com todos os cabos conectados

Sim, dá pra ligar um mouse usb nele e usar o celular como substituto ao desktop / tablet.
Dá pra colocar um teclado também, e se você for muito hardcore, uma hub USB e plugar mais coisas.


E também fotos tiradas por ele, no Noites do Terror (eu e minha "sóbrinha"):




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...